Cariocas e turistas se despedem do carnaval do Rio de Janeiro neste fim de semana com a realização do desfile das campeãs no sambódromo. A partir das 21h, as escolas de samba que mais se destacaram no grupo especial se apresentarão novamente para o público.
Escolas de Samba Participantes
A ordem dos desfiles será iniciada pela Mangueira, seguida pela Imperatriz Leopoldinense, Salgueiro, Vila Isabel, Beija-Flor e, por último, a Unidos do Viradouro, campeã com pontuação máxima em todos os quesitos.
Homenagem a Mestre Ciça
A noite promete ser especial para Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, que é tema do enredo campeão da Viradouro. Com uma carreira de 55 anos dedicada ao carnaval, ele é reconhecido como 'mestre dos mestres' por sua experiência e liderança na bateria da escola.
Importância da Bateria no Desfile
Segundo o sociólogo Rodrigo Reduzino, a bateria é essencial no desfile, comparando-a a um coração que dá ritmo e andamento ao samba enredo. A liderança de mestres como Ciça envolve um aprendizado especial, passado de forma ancestral e oral.
A habilidade de conduzir uma bateria não é adquirida instantaneamente, mas através de vivência e experiência contínuas, destaca o pesquisador. Esta sabedoria ancestral é o que marca a identidade da bateria, um elemento vital da escola de samba.


