sábado, dezembro 6, 2025

__________________________

Londrina
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
23.8 °
60 %
1kmh
0 %
sáb
32 °
dom
34 °
seg
35 °
ter
23 °
qua
24 °
spot_img

Artigos Relácionados

Polícia Federal deflagra Operação Damper em Londrina contra lavagem de dinheiro ligada a fraudes no INSS

Londrina/PR – 06 de novembro de 2025 – A Polícia Federal em Londrina deflagrou, nesta quinta-feira (6), a Operação Damper, com o objetivo de investigar a possível prática de lavagem de dinheiro relacionada a um estelionato cometido contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano de 2022.

A ação cumpre três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, sendo dois em Londrina e um em Cambé, ambos no norte do Paraná. A operação faz parte de uma investigação que apura o uso indevido de dados previdenciários para o recebimento de valores de forma fraudulenta.

De acordo com a Polícia Federal, os indícios apontam que o crime teve início com o acesso irregular a um benefício previdenciário em uma agência do INSS em Vitória da Conquista (BA). Esse ato resultou na liberação de pagamentos retroativos no valor de R$ 66.692,84.

Os recursos teriam sido direcionados inicialmente para a conta bancária de um investigado residente em Cambé, e, em seguida, transferidos para dois suspeitos de Londrina, ambos com antecedentes criminais por envolvimento em práticas semelhantes de recebimento e movimentação de valores ilícitos.

As transações financeiras rastreadas pela equipe policial revelam tentativas de ocultar e dissimular a origem dos recursos, caracterizando indícios de lavagem de dinheiro conforme o artigo 1º da Lei nº 9.613/1998.


Origem do nome da operação

O termo “Damper” — que, em inglês, se refere a uma peça do piano responsável por abafar e interromper a vibração das cordas — foi escolhido para simbolizar o papel da Polícia Federal em bloquear e interromper o fluxo de recursos ilícitos.

Assim como o mecanismo do piano que restaura a harmonia do instrumento, a operação busca restabelecer o equilíbrio do sistema previdenciário, garantindo a integridade e o uso correto dos recursos públicos.

A Operação Damper, coordenada pela Polícia Federal em Londrina, reforça o compromisso das autoridades com o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e à proteção do patrimônio público, especialmente em casos que envolvem o sistema previdenciário.

A instituição destacou que as investigações continuam em andamento e que novas medidas poderão ser adotadas conforme a análise dos materiais apreendidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui