O brasileiro Tiago Splitter falou pela primeira vez com a imprensa nacional após ser anunciado como novo técnico do Chicago Bulls. Em entrevista virtual nesta segunda-feira (22), Splitter destacou que vê a equipe norte-americana como uma oportunidade para iniciar um novo projeto, comparando o momento do clube a um “quadro branco para pintar”.
Segundo Splitter, a decisão de assumir o comando do Bulls foi motivada pela possibilidade de desenvolver um time jovem e implementar sua própria filosofia de jogo. “Temos um núcleo jovem. Vir para Chicago é praticamente ter um quadro branco para pintar”, afirmou o treinador de 41 anos.
O ex-jogador já acumula feitos inéditos para o Brasil na NBA. Splitter foi o primeiro brasileiro a conquistar um título da liga, em 2014, pelo San Antonio Spurs. Na última temporada, ao assumir interinamente o Portland Trail Blazers, tornou-se o primeiro técnico brasileiro a dirigir uma equipe e vencer uma partida de playoffs na NBA.
Após o término da temporada, Splitter não foi efetivado pelo Trail Blazers, mas assinou contrato com o Chicago Bulls, tornando-se o primeiro brasileiro a assumir de forma definitiva o comando de uma equipe na principal liga de basquete do mundo. “É um orgulho ser o primeiro em tantas coisas, mas meu foco está nos objetivos do momento, trabalhando passo a passo”, comentou.
O Chicago Bulls, que conquistou seis títulos na década de 1990 com Michael Jordan, passa atualmente por um processo de reconstrução. A equipe reformulou seu departamento técnico e aposta em jovens talentos para buscar resultados a longo prazo. Nesta semana, o Bulls terá a quarta escolha no draft da NBA, evento que seleciona novos jogadores para a liga.
Splitter ressaltou que o processo de desenvolvimento dos atletas exige paciência e dedicação. “Vim para desenvolver nossos jogadores e criar uma cultura vencedora. Mais do que vitórias e derrotas, quero ajudar a equipe a crescer e competir por títulos no futuro”, concluiu.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br









