quinta-feira, fevereiro 19, 2026

__________________________

Londrina
céu limpo
29.8 ° C
29.8 °
29.8 °
54 %
0kmh
0 %
sex
36 °
sáb
32 °
dom
24 °
seg
27 °
ter
21 °
spot_img

Artigos Relácionados

Vulnerabilidade Social Afeta Crescimento de Crianças Indígenas e Nordestinas

Estudos recentes indicam que a vulnerabilidade social tem impactado o crescimento de crianças indígenas e de algumas regiões do Nordeste do Brasil. Crianças com até nove anos de idade apresentam uma média de altura menor em comparação a outras regiões do país, estando abaixo da referência estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pesquisa e Resultados

A pesquisa foi conduzida por especialistas do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia (Cidacs/Fiocruz Bahia). O estudo analisou dados de seis milhões de crianças brasileiras registradas em sistemas como o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

Desafios no Crescimento

Problemas na atenção à saúde, alimentação inadequada, alto índice de doenças, condições socioeconômicas baixas e ambientes desfavoráveis são fatores que influenciam negativamente o crescimento dessas crianças. Além disso, cerca de 30% das crianças brasileiras estão com sobrepeso ou próximo disso, demonstrando que a vulnerabilidade social também expõe essas crianças ao excesso de peso.

Sobrepeso e Obesidade

O estudo também revelou uma alta prevalência de sobrepeso entre crianças de várias regiões. Enquanto algumas regiões, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apresentam taxas significativas de sobrepeso, a situação no Norte e Nordeste é igualmente preocupante devido ao contexto socioeconômico.

Dados Regionais

A pesquisa mostrou que 20% das crianças no Norte e 24% no Nordeste estão acima do peso. No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os números são ainda maiores, refletindo um desafio crescente no controle do peso infantil.

Conclusão

O estudo conclui que, apesar das crianças brasileiras acompanharem as referências internacionais de altura, o peso está se tornando uma preocupação em algumas regiões. Isso destaca a importância de políticas eficazes de saúde pública e nutrição, especialmente em áreas vulneráveis, para promover um crescimento saudável e equilibrado.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui