Na terça-feira, 10 de fevereiro, os atletas brasileiros fizeram sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália. Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura competiram na qualificação do esqui cross-country, mas não conseguiram avançar para a final, que contou apenas com os 30 melhores colocados em cada categoria. Apesar disso, os brasileiros ainda têm outras provas programadas para esta edição dos Jogos.
Desempenho dos Atletas Brasileiros
Manex Silva, natural de Rio Branco, obteve o melhor resultado brasileiro na modalidade, terminando em 48º lugar entre 90 competidores, com um tempo de 3min25s48. O primeiro lugar ficou com o norueguês Johannes Klaebo, que cronometrou 3min07s37. Silva destacou a satisfação com sua performance, considerando que superou a marca anterior de 66ª posição obtida por Jaqueline Mourão em 2010.
A paulista Eduarda Ribera também teve um bom desempenho, terminando em 72º lugar na categoria feminina, com um tempo de 4min17s05 e 226,67 pontos FIS, um sistema de pontuação da Federação Internacional de Esqui e Snowboard. Duda destacou a evolução mental como um fator importante para seu resultado.
Bruna Moura, após um grave acidente de carro há quatro anos, finalmente pôde competir nos Jogos Olímpicos de Inverno. Ela concluiu a prova na 74ª posição, com o tempo de 4min22s07, somando 254,53 pontos FIS. Moura expressou sua felicidade por se tornar oficialmente uma atleta olímpica.
Próximas Competições
Os atletas brasileiros ainda têm uma agenda cheia nos Jogos de Inverno. Na quarta-feira, 11 de fevereiro, Pat Burgener e Augustinho Teixeira competirão no Snowboard Halfpipe. Já na quinta-feira, 12 de fevereiro, Bruna Moura e Eduarda Ribera participarão da prova de 10 km feminino no esqui cross-country. Manex Silva competirá na sexta-feira, 13 de fevereiro, nos 10 km masculino na mesma modalidade.


