A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei que estabelece a criação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília. Esse novo centro educacional focará na ciência do esporte e agora aguarda análise do Senado.
Detalhes do Projeto de Lei
O Projeto de Lei 6133/25, proposto pelo governo federal no ano passado, visa atender à demanda por profissionais qualificados em gestão e ciência do esporte no Brasil. A proposta também prevê a possibilidade de abertura de campi em outros estados.
Alterações no Texto Original
O relator, deputado Julio Cesar Ribeiro, modificou o texto original, removendo expressões relacionadas a questões de misoginia, racismo e gênero na parte das finalidades da nova universidade.
Estrutura e Funcionamento
A UFEsporte será uma autarquia com estrutura organizacional definida em seu estatuto, que deve respeitar o princípio da integração entre ensino, pesquisa e extensão. A instituição poderá receber doações de bens da União e contará com receitas de serviços e convênios.
Participação do Governo
O governo federal será responsável por nomear o reitor e vice-reitor temporários, que terão a missão de organizar as primeiras etapas administrativas da universidade. As propostas de estatuto e regimento geral deverão ser enviadas ao Ministério da Educação em até 180 dias.
Opiniões Divergentes
O projeto gerou discussões entre os parlamentares. Enquanto o líder do governo, deputado José Guimarães, vê a iniciativa como uma resposta às demandas da sociedade esportiva, o deputado Alberto Fraga, da oposição, criticou a medida como sendo populista e sem previsão orçamentária.


