sexta-feira, fevereiro 13, 2026

__________________________

Londrina
nuvens dispersas
21.8 ° C
21.8 °
21.8 °
94 %
1kmh
40 %
sex
30 °
sáb
31 °
dom
33 °
seg
33 °
ter
33 °
spot_img

Artigos Relácionados

Espírito Santo Reassume Vice-Liderança na Produção de Petróleo com Campo de Jubarte

Após seis anos, o Espírito Santo voltou a ocupar a segunda posição no ranking nacional de produção de petróleo, superando São Paulo. Esse avanço é impulsionado pela produtividade do Campo de Jubarte, situado no Parque das Baleias, na Bacia de Campos.

Desempenho do Campo de Jubarte

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção no Espírito Santo alcançou cerca de 193 mil barris por dia em 2025, representando 5,1% da produção nacional. Isso marca um aumento de 24,5% em relação a 2024. O Campo de Jubarte, operado pela Petrobras, é responsável por 77,3% da produção do estado, com um crescimento de 32,8% no período.

Impacto Econômico e Social

O retorno do Espírito Santo à vice-liderança na produção de petróleo tem reflexos significativos na economia local. Com mais de 600 empresas operando no setor de petróleo e gás, o estado emprega cerca de 15 mil trabalhadores formais, criando oportunidades e dinamizando a economia regional.

Investimentos e Futuro

O FPSO Maria Quitéria, que começou a operar em outubro de 2024, desempenha um papel crucial no aumento da produção em Jubarte. A plataforma tem capacidade para produzir 100 mil barris de petróleo e processar 5 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) espera que a retomada das atividades do FPSO continue a impulsionar a produção no estado.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui