A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, a aplicação da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em crianças de 12 meses. A mudança segue orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a proteção contra as principais formas de doenças meningocócicas, como a meningite e a meningococcemia.
A substituição da vacina meningocócica C pela versão ACWY como reforço tem como foco proteger contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis. A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
De acordo com a SMS, até março deste ano, a cobertura vacinal da dose de reforço da vacina meningocócica C para crianças de 12 meses alcançou 92,54%. Em 2024, esse índice foi de 94,10%. A meta estabelecida para essa faixa etária é de 95% de cobertura.
Com a mudança, o calendário de vacinação infantil contra a meningite passa a ser o seguinte: primeira dose da vacina meningocócica C aos três meses, segunda dose aos cinco meses e dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY aos 12 meses. Crianças que estiverem com o reforço em atraso poderão receber a ACWY até completarem cinco anos de idade. Já aquelas que já receberam as duas doses e o reforço da meningocócica C não precisarão de nova dose.
A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, destacou o aumento dos casos e óbitos por doença meningocócica no Paraná em 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Até junho, foram registrados 22 casos confirmados e seis óbitos em todo o estado. Em Londrina, houve um caso de meningococcemia notificado em fevereiro deste ano, mas nenhum caso de meningite meningocócica ou óbito foi registrado até o momento.
Fabrin reforçou a importância da imunização: “A meningite é uma doença endêmica no Brasil, podendo causar surtos e epidemias ocasionais. A vacinação segue sendo a estratégia mais eficaz para a prevenção das doenças meningocócicas invasivas”, afirmou.
A vacina meningocócica ACWY também continua sendo aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, conforme o calendário vacinal nacional.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais e responsáveis a comparecerem às UBSs com a caderneta de vacinação das crianças para verificar a necessidade da nova dose. A medida visa manter a alta cobertura vacinal e reduzir os impactos das doenças meningocócicas na população.